A ideia principal do curso é fomentar o conhecimento sobre o ensino de história das séries iniciais, de modo a inseriro estudante na redescoberta os sentidos e da entidade cultural regional.
Para ser aprovado no Curso Abordagem da História local em séries iniciais, o Aluno deverá possuir MÉDIA FINAL igual ou superior a 60,0 pontos nas atividades exigidas na área do Curso
Área de aplicação:
Todo o conhecimento adquirido após a aprovação do Aluno neste Curso poderá ser aplicado em diversas áreas profissionais, principalmente nas áreas de Educação, Apoio Escolar, Pedagogia, Etc.
Objetivos do Curso:
Desenvolver seu conhecimento sobre o ensino de história das séries iniciais, de forma a envolver os estudantes nessa temática e inseri-los na identidade regional no saber estudantil.
Conteúdo programático:
* QUAL O LUGAR DA HISTÓRIA LOCAL?
* QUEM TEM MEDO DA HISTÓRIA LOCAL?
* ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA EDUCADORES
* IDENTIDADE REGIONAL E REPRESENTAÇÃO CULTURAL
* CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA SOCIAL ESCOLAR
* ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: REDESCOBRINDO SENTIDOS
* A HISTÓRIA LOCAL COMO EIXO TEMÁTICO DAS SÉRIES INICIAIS
* SABERES ESCOLARES NO ENSINO DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS
* LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
* NOVA HISTÓRIA CULTURAL E MICRO-HISTÓRIA: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE SUAS ORIGENS
|